Labels

domingo, 17 de julho de 2016

QUANDO UM CAPITÃO DE SOBRENOME CURADO TROCOU O NOME DESSAS TERRAS



Imagine nos tempos de hoje em nosso bairro pegar o nosso querido busão rumo a nossa integração, e quando lá vem ele no letreiro se lê: "São Sebastião/TI TIP", Estranho demais né, mas antes de ser chamado de "Curado" essas terras eram conhecidas pelo nome desse santo, mas isso a muito tempo. A história foi contada pelo Blog Engenhos de Pernambuco





O engenho São Sebastião foi fundado por Pero da Cunha de Andrade, antes de 1585. Sua moenda era movida a bois e sua igreja tinha como oraculo São Sebastião. Suas terras ficavam localizadas entre o Rio Capibaribe e o Rio Tijipíó, freguesia da Várzea, sob a jurisdição de Olinda, capitania de Pernambuco.

No fim do século XVII e começo do XVIII o engenho aparece como pertencente ao Capitão Salvador Curado Vidal, que faleceu em 1720 sem deixar herdeiros. Nessa época o engenho São Sebastião perdeu a denominação, sendo chamado de Engenho Curado, com o falecimento de Salvador a administração da capela de São Sebastião ficou por conta de um vigário e em seguida um padre.

Em 1740, outro Curado entrou em ação nessa história toda, o neto de Salvador, Antônio Curado Vidal fez um requerimento ao Rei Dom João V pedindo mais um ano sem que as dividas do engenho e capela de São Sebastião fossem executadas, com a finalidade de reerguer a propriedade.

Em 1831, o engenho e capela retornaram para as mãos dos descendentes de Salvador Curado Vidal. Já no século 20, no ano de 1979 o Governo Federal doou a Companhia Brasileira de Alimentos os 65 hectares de terra que restaram do engenho Curado, na confluência da BR 232 com a 101, onde hoje está localizada a CEASA. Atualmente não existem mais vestígios do engenho, sendo as terras ocupadas pelo Bairro do Curado (Recife).

Em suma, o que podemos concluir disso tudo é que o nome CURADO que batiza a nossa terra não veio de uma possível epidemia que aconteceu por aqui ou a fama de povo saudável as enfermidades, mas sim da família Curado, tendo o capitão Salvador Curado instituído o seu sobrenome para o seu Engenho, antes chamado de São Sebastião. 

Confira toda a história no link a seguir: http://engenhosdepernambuco.blogspot.com.br/2015/06/curado-antes-sao-sebastiaocurado-recife.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário